ESTUDANTINA MUSICAL

Seja bem-vindo!



"Enquanto houver dança, haverá esperança!"

"Enquanto houver dança, haverá esperança!"
Venha nos visitar e leve a lembrança de uma noite inesquecível.

HISTÓRIA

A Estudantina tem história...



A Estudantina Musical é a única gafieira do Rio de Janeiro.

Remanescente dos Clubes Recreativos que surgem em meados do século XIX, quando pequenos burgueses e profissionais liberais, proibidos de entrar nos ricos salões da nobreza, por preconceito social e racial, se unem em associações para formá-los. Os ritmos de sucesso da época eram a polca, a mazurca, a valsa.
Fundada em 1928, quando a Praça Tiradentes e adjacências concentravam a vida boêmia e intelectual da capital da República, a Estudantina tornou-se a alternativa para os velhos bailes populares da década de 30, momento em que amúsica brasileira começava a se destacar. Oriundos de ritmos africanos, o maxixe, a modinha, o choro e o samba, alguns proibidos na época, encontraram nas gafieiras lastro para sua popularização. O rádio também surgia, mas estava fora do alcance econômico da maior parte da população.
Mesmo em épocas de desvalorização da dança de salão, conseguiu manter seu salão repleto de casais, tanto os pés-de-valsa, como os pernas-de-pau. Nela, você encontra ainda aquelas figuras folclóricas - e elegantíssimas - vestindo calça branca, camisa de seda, sapato bicolor e chapéu panamá, com seus lencinhos na mão prontos para enxugar a testa.

O tradicional cartaz com os estatutos da gafieira ainda está lá pendurado na parede, lembrando aos desavisados que não é permitido beijos e saliencias no salão.

Como espaço democrático por excelência, pois aceita todos os cidadãos sem discriminação de qualquer espécie, todos os ritmos são ouvidos em seus salões, inclusive os de fora, como o tango, o bolero, o swing, o fox-trot, a salsa, etc., ajudando a afirmar a dança de salão como nenhum outro estabelecimento.

Ponto de encontro de boêmios, cantores e compositores, a Estudantina sempre atrai muitos visitantes, já que sua fama atravessou fronteiras, divulgada em guias turísticos publicados nos mais diversos países do mundo.

Desde o dia 22/10/2008 o palco da Estudantina Musical recebe o nome da cantora Maria Bethânia. A homenagem é um agradecimento por sua contribuição à Música Popular Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário